Marcos-Moura-4 Cotidiano
Foto: DIivulgação

O prefeito Roberto Cláudio inaugura, nesta quinta-feira (19), dois novos Ecopontos nos bairros Carlito Pamplona e Messejana, ampliando as possibilidades de coleta seletiva de resíduos e proporcionando um comportamento sustentável na cidade. A entrega acontece às 17h, no Ecoponto do Carlito Pamplona (Regional I), e, em seguida, às 18h, será inaugurado o equipamento do bairro Messejana (Regional VI).

Com a iniciativa, Fortaleza agora conta com 24 Ecopontos implantados em pouco mais de um ano e a Prefeitura contabiliza um total de 4.067 toneladas de materiais recebidos nestes equipamentos. Além disso, em pouco mais de oito meses, foi gerado um benefício total de R$ 132.355,26 em desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único para 9.197 usurários cadastrados no Programa Recicla Fortaleza.

Os Ecopontos são locais adequados para a população fazer o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos. A população pode ter acesso ao benefício do Programa Recicla Fortaleza, que gera desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis. Com o ineditismo dos Ecopontos, a Prefeitura de Fortaleza vem incentivando cada vez mais o descarte seletivo de resíduos sólidos e proporcionando um comportamento cada vez mais sustentável.

Os dois novos Ecopontos são resultado de uma parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor), a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), tendo sido construídos em formato de alvenaria, com projeto executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). Os Ecopontos contam com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.

Todos os Ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, de 8h às 12h e de 14h às 17h. Para atender à população, há em todos os Ecopontos um funcionário da Ecofor Ambiental, concessionária da Prefeitura de Fortaleza, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos, transmitindo orientações e recebendo o material. Um outro funcionário atesta a quantidade de resíduos depositados em cada contêiner dos Ecopontos.

 

Serviço
Inauguração dos Ecopontos do Carlito Pamplona e Messejana
Data: 19 de janeiro (quinta-feira)
Horários e locais
17h – Ecoponto Carlito Pamplona (Avenida Francisco Sá, com Rua Dom Hélio Campos)
18h – Ecoponto Messejana (Rua Nicolau Coelho, com Rua 24 de Novembro)