Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, na tarde dessa segunda-feira (20), um homem por crime ambiental. A ação aconteceu no bairro Sabiaguaba, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. O suspeito foi capturado no momento em que estava despejando uma grande quantidade de entulho, equivalente a oito metros cúbicos, no Parque Ecológico do Cocó, área de Proteção Permanente (APP), protegida por lei. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado por crime ambiental.

Uma equipe da 1ª Companhia do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), estava na tarde dessa segunda-feira realizando um patrulhamento de rotina no Parque Ecológico do Cocó quando recebeu uma denúncia acerca de um crime ambiental: um caminhão caçamba estava despejando entulho em uma área do parque, que fica situada no bairro Sabiaguaba.

Os policiais militares intervieram, informando ao homem, identificado por Francisco Johnatan Moura Almeida (25 anos), sem passagem pela Polícia, que aquela prática configurava crime ambiental por causar dano ao meio ambiente. O local é um Área de Proteção Permanente (APP), defendida pelo Decreto Estadual nº 32.248 de 2017, que instituiu a criação da unidade de conservação de proteção integral do Parque Estadual do Cocó.

Diante dos fatos, o homem foi conduzido à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para os procedimentos cabíveis. Na delegacia especializada, Francisco Johnatan Moura Almeida foi autuado em flagrante no artigo 40 da Lei de Crimes Ambientais por causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação. O homem encontra-se à disposição da Justiça.