carro1_R85Pl1T Cotidiano
Foto: Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura Municipal de Fortaleza fará nesta quarta-feira (04) a entrega das estações de carros elétricos compartilhados na Praça Martins Dourado e no North Shopping Jóquei, a partir das 15 horas.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos(SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), desde setembro de 2016, o VAMO se trata de mais um modo de  transporte para a população, sendo uma alternativa de mobilidade urbana sustentável. Além das novas estações, o VAMO Fortaleza já opera com vinte (20) carros elétricos compartilhados, sendo cinco (05) do modelo “BYD e6” e quinze (15) do modelo compacto “Zhidou EEC L7e-80”, sendo ambos veículos 100% elétricos.

“A primeira fase do VAMO, que compreendeu as cinco primeiras estações, teve como foco principal testar a tecnologia de carregamento, o aplicativo móvel do sistema e a adaptação dos usuários ao uso. Todos esses itens foram avaliados positivamente. Após a conclusão da instalação das doze estações que compõem o projeto piloto, o foco será a demanda dos usuários do sistema”, explica o secretário-executivo da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Luís Alberto Saboia.

O cronograma de implantação das demais quatro (04) estações tem data prevista de conclusão ainda este mês . Parangaba, Bairro de Fátima, Edson Queiroz e Dionísio Torres são as regiões que poderão receber as próximas estações. De acordo com o engenheiro da PMF Sued Lacerda, a alocação das estações de compartilhamento do sistema depende de densidade populacional,comercial e de serviços, além da integração com outros modos de transporte.

“Buscamos sempre regiões que sejam muito atrativas de deslocamentos, com potencial de gerar e de atrair muitas viagens. Locais onde circulam muito pedestres, com grande quantidade de estabelecimentos comerciais e com oferta de diversos modos de transporte, como ônibus, táxis, bicicletas compartilhadas, são priorizados, pois a demanda e a oferta são maiores”,justifica.

Estações entregues na primeira fase do VAMO*

Estação 1 – Igreja de Nazaré (Rua André Chaves, 177 – Montese)

Estação 2 – North Shopping (Rua Moreira de Souza, 58 – São Gerardo)

Estação 3 – Praça Luiza Távora (Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota)

Estação 4 – Center Um (Rua Barbosa de Freitas, 1100 – Aldeota)

Estação 5 – Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 62 – Edson Queiroz)

Novas Estações

Estação 6- Praça Antônio Prudente ( Av. Abolição) – Entregue em Dezembro

de 2016

Estação 7- Praça Martins Dourado ( Rua Gilberto Studart) – Entregue em

Janeiro  de 2017

Estação 8-  North Shopping Jóquei ( Av. Lineu Machado, 419 – Jóquei

Clube)- Entregue em Janeiro de 2017

Cadastro no sistema

Para realizar o cadastro, os usuários deverão fornecer endereço eletrônico (e-mail) no website do sistema: www.vamofortaleza.com <http://www.vamofortaleza.com/>. Em seguida, após a confirmação do e-mail do usuário, deverão ser enviados, também por meio do website, os dados pessoais e fotos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de comprovante de endereço. As informações serão verificadas pela operadora, que entrará

em contato com o usuário para agendar hora, data e estação de desejo do usuário para a assinatura do Termo de Responsabilidade, bem como para realizar *test-drive* acompanhado de técnico.