junina-300x138 Cotidiano
Foto: Nathan Santos

O 5º Curió Junino encerrou na noite deste domingo (12), foram três dias de muita animação, amizades, paqueras, comidas e muita quadrilha, no bairro Curió em Fortaleza. A quinta edição veio com o tema Trazendo a reintegração de um povo marcado pela chacina do Curió”. O festival começou na sexta-feira (10), cerca de oito mil pessoas estiveram presentes nos três dias, a maior lotação foi no sábado.

Para um dos organizadores do São João, Ricardo Andrade, a festa foi para a comunidade, a escolha da quadra Terezinha Parente, foi devido à situação do abandono do local, os moradores se reuniram limparam, ajeitaram, teve um pouco de resistências de alguns usuários de drogas, mas conseguiram deixar tudo pronto para a festa. Grupos de quadrilhas de todo o Estado do Ceará estiveram presente no festival.

“O sentimento é de realização, desde que ocorreu a chacina, os eventos sociais que a comunidade promove, não são mais os mesmos, a população foi afetada, quase ninguém senta nas calçadas, o evento trouxe o povo para a rua, para as calçadas, para os espaços públicos”. Comenta.

Além de muito forró, não podia faltar o tradicional espaço para as comidas típicas e  para a criançada.

5a2cba35-bd19-409c-a553-829d348e134f Cotidiano
Foto: Nathan Santos

O empresário, Glauber Silva, montou um stand diferente, com açaí, mas relata o sucesso. “A movimentação da festa, mexeu com o comércio local, com essa crise, as vendas foram um sucesso. É importante esse apoio à cultura, uma comunidade não pode viver sem valorizar a sua cultura, todos os comerciantes apoiaram e ajudaram.” Comenta Glauber.

O festival é filiado a Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce) e cerca de quatro jurados e um presidente estiveram presente na festa, para decidir a quadrilha campeã.  Segundo os organizadores não foi registrado uma ocorrência policial.