17203455 Cotidiano A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) inicia nesta segunda-feira (1º) a operação de fiscalização nas escolas da capital, com o retorno às aulas. A operação segue até sexta-feira (5) nos horários de entrada e saída das escolas localizadas nos bairros em que foram constatadas denúncias de transporte escolar não credenciados. Atualmente, 877 autorizatários estão cadastrados para ofertar o serviço junto à Etufor.

A equipe de fiscalização busca identificar os itens obrigatórios nos veículos como cintos de segurança em número correspondente de passageiros sentados; fecho interno de segurança nas portas; luz de freio elevada; faixa horizontal pintada ou película auto-adesiva não removível, na cor amarela, com 40cm de largura, à meia altura (em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroçaria), identificada como ESCOLAR em cor preta. Os documentos de porte obrigatório serão exigidos após a atualização cadastral que foi realizada durante o mês de julho.

Para garantir a segurança das crianças, a Etufor verifica o bom estado de conservação dos veículos, dos pneus, bem como o uso do extintor de incêndio. “Exigimos a documentação do veículo e do condutor, o laudo de vistoria e a atualização cadastral. Os condutores podem ser notificados para regularizar sua situação ou mesmo ter seus veículos apreendidos no caso de não estarem credenciados ou com vistoria reprovada”, explica Alessandro Gaspar, chefe da Divisão de Fiscalização da Etufor. A Carteira Padrão, emitida pela Etufor, é dos documentos de uso obrigatório que identifica condutor, condutor auxiliar e monitor do transporte.

Para prestar o serviço e obter a autorização de transporte escolar, o condutor e o veículo devem estar devidamente credenciados na Etufor. Os profissionais que realizam o serviço de Transporte Escolar devem, anualmente, renovar seu cadastro na sede da Etufor, atualizando toda a documentação. Os pais de alunos podem procurar a Divisão de Cadastro (DICAD) para confirmar o cadastro de quem oferta o serviço, bem como as especificações do veículo cadastrado. O atendimento acontece na Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União, das 8h às 13h30. A Etufor também conta com um setor de fiscalização, que funciona 24h, todos os dias da semana. Caso o responsável da criança identifique alguma irregularidade no serviço prestado ele pode acionar uma equipe de fiscalização através do número 3452.9318.