leal-lima-verde Cotidiano
Avenida Engenheiro Leal Lima Verde – Foto: Seinf

A Prefeitura de Fortaleza iniciou nesta segunda-feira (04) a obra de duplicação da Av. Eng. Leal Lima Verde, no bairro Sapiranga. As intervenções incluem o alargamento da via, que passará de sete para 14 metros, no trecho que inicia na Av. Maestro Lisboa até a Rua Joaquim Frota. Orçada em R$ 1,2 milhão, a obra prevê ainda a implantação de sistema de drenagem e a urbanização completa da avenida com a implantação de novo asfalto, canteiro central com duas faixas por sentido, iluminação e novas calçadas padronizadas e arborizadas.

Após os serviços, a Avenida se interligará a outro trecho já duplicado, garantindo 2,1km de via requalificada, da Av. Maestro Lisboa até a Av. Edilson Brasil Soares, sendo mais uma opção de tráfego, além da Av. Washington Soares.

Em junho deste ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) concluiu a obra de um bueiro triplo (ponte), instalado sob a Avenida Av. Eng. Leal Lima Verde. A obra de drenagem permitiu a passagem do riacho sob a avenida, evitando alagamentos como os ocorridos no início do ano, quando parte do asfalto cedeu, gerando erosão na avenida. Com investimento de R$ 329 mil, os serviços tiveram duração de 60 dias e consistiram na substituição da galeria antiga por um bueiro triplo de 20 metros de comprimento, permitindo o aumento da vazão do riacho em períodos de grande volume de chuva.

Requalificação viária de Avenidas


Atualmente várias  obras de alargamento e urbanização de avenidas, estão sendo realizadas no lado sul da cidade. As obras têm como principal objetivo, criar novas alternativas de acesso além da Avenida Washington Soares, que atualmente lidera o ranking das mais movimentadas de Fortaleza, por onde trafegam 90 mil veículos diariamente. Atualmente, a Seinf realiza obras de requalificação viária em 4 avenidas naquela localidade.

As obras acontecem, simultaneamente, nas Avenidas Crisanto Moreira da Rocha, Eng. Leal Lima Verde, Miguel Dias e Monsenhor Carneiro da Cunha. No último mês de junho, a Prefeitura de Fortaleza entregou a requalificação da Av. Odilon Guimarães, no bairro José de Alencar. A avenida passou por obras de drenagem, pavimentação e recebeu nova iluminação no trecho que corresponde a Rua Izabel Maia de Alencar até a Av. Maestro Lisboa. A partir do segundo semestre deste ano, serão iniciadas as obras de requalificação viária num segundo trecho da avenida, tendo início na Rua Izabel Maia de Alencar até Av. Washington Soares, totalizando 3,4km de via recuperada com novo asfalto, com o objetivo de oferecer infraestrutura adequada e interligação das Avenidas Washington Soares e Maestro Lisboa.