Dicas de livros para presentear neste Dia dos Pais

A SESI-SP Editora preparou uma seleção especial de livros para presentear neste Dia dos Pais (9 de agosto): são títulos dos mais variados gêneros, que vão do clássico e da ficção, música e vinho, até a alimentação, nos formatos impresso, e-book e audiobook.

Conto mais conhecido da escritora dinamarquesa Karen Blixen, A festa de Babette está entre as sugestões para presentear nessa data especial. O clássico literário traz a história de uma francesa misteriosa que, em uma noite de tempestade, surge em um vilarejo na costa da Noruega e traz consigo uma série de acontecimentos surpreendentes.

Outro clássico literário indicado para o Dia dos Pais é Ilíada. Nesta edição exclusiva, Christian Werner faz uma tradução inédita da obra do grego para o português. Primeiro dos dois grandes poemas épicos atribuídos a Homero, Ilíada relata a fúria do herói Aquiles e suas trágicas consequências ao longo do último ano da Guerra de Troia.

Revisada e ampliada, a obra Os sertões, organizada por Leopoldo M. Bernucci, também está entre as sugestões para presentear no Dia dos Pais. A edição lançada pela SESI-SP Editora é a mais completa do clássico de Euclides da Cunha e é considerada a primeira com minucioso e inédito índice onomástico de lugares e pessoas, acurada cronologia de vida e obra do autor.

De James Wood, escritor de sucesso e um dos críticos literários mais influentes do mundo, a indicação é do título Como funciona a ficção. Nesta obra, Wood aborda, em uma prosa inteligente e aguçada, os mecanismos, procedimentos e efeitos da construção narrativa. A representação do real na literatura é o eixo central do autor, que questiona os limites entre artifício e verossimilhança na ficção.

Uma lembrança musical sobre a São Paulo de 1980. Assim, é o título À sombra dos viadutos em flor, do autor Cadão Volpato. Jornalista, nos primeiros anos da década de 80, Cadão também escrevia letras e cantava em uma banda de rock, batizada com o nome de um gênio do cinema: Fellini. Esse livro é uma memória pessoal de um tempo de música em que tudo estava começando.

Quando o assunto é vinho, a indicação é o best-seller Cork dork. A autora Bianca Bosker não sabia muito sobre o assunto até conhecer o mundo da elite dos sommeliers. Cork dork faz o leitor mudar o modo como bebe vinho para sempre.

Gastronomia, empreendedorismo e rock’n’roll. Em Um chef hardcore, o jurado do MasterChef Herique Fogaça conta como conquistou seu espaço. O leitor vai conhecer a história de sua família, a infância feliz em Piracicaba, a juventude rebelde em Ribeirão Preto e a batalha para conquistar seu espaço na capital paulista. Uma trajetória emocionante permeada por 30 receitas assinadas pelo chef.

Outro título especial para este Dia dos Pais é o Receitinhas para você – café, de Ensei Neto, autor e especialista no assunto. A obra apresenta a história do café e conta com informações importantes, como: a seleção e o manejo, os sabores e os aromas, e a torra do café. Deliciosas receitas também integram este volume.