psicologia saude mental
Foto: Divulgação

Mais de 30% dos atendimentos da plataforma covid.tummi.org são para consultas com os psicólogos voluntários. Desde que o trabalho começou (27/04), mais de 600 pessoas acessaram o site que oferece tele-orientação para casos suspeitos de Coronavírus.

Como funciona? As pessoas respondem a um questionário elaborado por pneumologistas e são encaminhadas para uma tele-consulta com um dos médicos da rede, mesmo  sem sintomas. O atendimento é gratuito.

Enfrentando o Isolamento Social – A plataforma  também oferece um questionário para avaliar o estado emocional dos pacientes. Se ele indicar a necessidade de atendimento, a pessoa faz uma consulta on-line com uma equipe de psicólogos voluntária. 

Os sintomas com índices mais altos são ansiedade, estresse e depressão. A professora Silvia Virginia Coutinho Areosa, coordenadora do mestrado em psicologia da Unisc, diz que “as novas condições de vida produzem um maior desequilíbrio emocional e intensificam nossos medos, ansiedades e dúvidas sobre o valor e o sentido da vida”. De acordo com a especialista pode haver um aumento no número de suicídios por causa da quarentena. Por isso, ela recomenda que todos fiquem atentos ao comportamento de amigos e familiares. A psicóloga indica também que todos busquem ter pensamentos positivos e organizem o que vão fazer naquele dia, começando com os contatos com as pessoas mais próximas.

Do total de acessos, Rio de Janeiro teve 19%, São Paulo 18%, Rio Grande do Sul 18%, Pará 8% e Pernambuco 5%, incluindo uma moradora de Cabo de Santo Agostinho (foto anexo – não identificar). Segundo a Dra. Alessandra Morelle, uma das idealizadoras do Tummi, a paciente foi até a emergência que estava lotada e lá indicaram para entrar na plataforma.

Situação dos pacientes de acordo os sintomas da Covid 19:

48% leves e orientados a ficar em casa
22% não tinham
11% moderados e permaneceram nas residências
11% não especificado
8% quadro grave, sendo encaminhados para emergência

Os médicos que quiserem atuar como voluntários ainda podem se inscrever diretamente no site. Todos  recebem treinamento para o trabalho.