DSCN6587 Cotidiano
Avenida Engenheiro Leal Lima Verde

 Iniciada em julho a obra de duplicação da Av. Eng. Leal Lima Verde, no bairro Sapiranga (Regional VI), foi liberada nesta semana. As intervenções incluíram o alargamento da via, que passou de sete para 14 metros, no trecho que inicia na Av. Maestro Lisboa até a Rua Joaquim Frota. A via, que teve tráfego liberado no início deste mês, ainda passa por pequenas intervenções, com serviços de sinalização e implantação de novos postes de iluminação. Até o final do mês de novembro, a obra estará completamente concluída, e ganhará ainda o plantio de diversas mudas ao longo da via.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) informa que, as obras finais de acabamento, não devem interferir no trânsito da região.  Orçada em R$ 1,2 milhão, a intervenção realizou ainda a implantação de sistema de drenagem e a urbanização completa da avenida com a implantação de novo asfalto,
canteiro central com duas faixas por sentido e novas calçadas.

A Avenida passa a se integrar com o outro trecho já duplicado (Rua Joaquim Frota atéa Av. Edilson Brasil Soares), garantindo 2,1km de via requalificada, com início na Av. Maestro Lisboa até a Av. Edilson Brasil Soares, sendo mais uma opção de tráfego, além da Av. Washington Soares.

“Essa é mais uma avenida requalificada e urbanizada que a prefeitura entrega para a cidade. A via se tornou importante via de acesso à Av. Washington Soares, facilitando o acesso dos motoristas que trafegam pelos bairros Lagoa Redonda, Sapiranga, Cambeba, Curió e Messejana”, disse Samuel Dias, secretário de infraestrutura.

Na mesma avenida, em junho deste ano, a Seinf concluiu a obra de uma ponte (bueiro), instalado sob a Avenida Av. Eng. Leal Lima Verde. A obra de drenagem permitiu a passagem do riacho sob a via, evitando alagamentos como os ocorridos no início do ano, quando parte do asfalto cedeu, gerando erosão na pista. Com isso, a nova ponte permitiu o aumento da vazão do riacho em períodos de grande volume de chuva.

Requalificação viária de Avenidas

A meta da Prefeitura de Fortaleza é entregar, até o final deste ano, obras de alargamento e urbanização de cinco avenidas nesse lado da Cidade. São elas: Av. Crisanto Moreira da Rocha, Av. Eng. Leal Lima Verde, Av. Miguel Dias, Av. Odilon Guimarães e Av. Monsenhor Carneiro da Cunha (continuação da Av. Norte).

As obras têm como principal objetivo, criar novas alternativas de acesso, além da Avenida Washington Soares, que atualmente lidera o ranking das mais movimentadas de Fortaleza, por onde trafegam 90 mil veículos diariamente.