Nesta quinta-feira (13/05), a Prefeitura de Fortaleza disponibilizou o acesso ao primeiro complexo de banheiros instalado na avenida Beira-Mar, entre as ruas Tereza Hinko e Manuel Jacaré. O equipamento ficará aberto todos os dias (de segunda a domingo, inclusive feriados), das 6h à meia-noite, para atender a população que frequenta e trabalha na região.

O prédio onde estão instalados os banheiros possui 53,99m² de área construída e disponibiliza duas estruturas físicas equipadas com rede de água e esgoto, oito pias, espelhos, 10 aparelhos sanitários, três mictórios, espaços adaptados para cadeirantes, com vasos especiais e demais itens de acessibilidade, pisos de granito e um depósito.

Ao todo, o novo calçadão da Beira-Mar passará a contar com sete complexos de banheiros públicos.

Cada complexo dispõe de sanitários femininos e masculinos. Os banheiros possuem coberta em fibra, na cor vermelha, com revestimento em porcelanato cinza e chuveiro externo, atendendo a um antigo pedido dos comerciantes e banhistas que nunca tiveram um espaço na orla destinado para banho.

Rafael Pedro, que costuma jogar vôlei diariamente no aterro da Beira-Mar bem ao lado do trecho inaugurado, elogiou a iniciativa dos banheiros, principalmente o chuveiro. “Ficou ótimo, a gente estava precisando. Temos aqui o nosso espaço de lazer e a estrutura ficou muito boa”, disse.

Manutenção

A Imperial Comércio e Serviços LTDA. foi a empresa especializada contratada para a prestação de serviços de limpeza, desinfecção, higienização e conservação das áreas internas e externas dos banheiros públicos. Cada banheiro terá um zelador de serviços gerais, que ficará responsável pela manutenção e limpeza dos equipamentos. Diariamente os prédios serão contemplados com serviços de varrição, lavagem, coleta de lixo, passar pano úmido com desinfetante, abastecimento de papel higiênico, sabonete líquido, álcool em gel e demais insumos. Mensalmente, os banheiros passarão por manutenção nas instalações elétricas e iluminação.

De acordo com o secretário da Regional 2, Rennys Frota, a entrega e utilização dos novos banheiros, qualifica o ambiente e oferece mais conforto e segurança para quem frequenta a Beira-Mar. “Estamos construindo um ambiente democrático com a colaboração dos barraqueiros, do mercado ambulante, da população circunvizinha, e de um modo geral a gente revisita esse momento, pactua com a sociedade e entrega um ambiente melhor e mais estruturado para que o visitante e o fortalezense possam melhor utilizá-lo”, destacou.