Screenshot_2-1 Cotidiano Integrando a programação da Semana da Mobilidade, a Prefeitura de Fortaleza entrega um conjunto de intervenções viárias para melhorar a acessibilidade de condutores e pedestres no bairro Cidade dos Funcionários. A medida contempla o reordenamento viário da Av. Desembargador Gonzaga, além da implantação de uma faixa em diagonal, nova ciclofaixa e faixas de retenção para motocicletas. O objetivo é tornar o deslocamento mais seguro, reduzindo os conflitos e riscos de acidentes.

Os moradores devem ficar atentos às alterações viárias que começam a vigorar nesta quinta-feira (21).  As principais ações abrangem a Av. Desembargador Gonzaga, via movimentada por onde trafegam diariamente 23 mil veículos e que tem registrado alta taxa de acidentalidade. Somente em 2016, foram registrados 129 acidentes, sendo oito atropelamentos ao longo desta avenida, segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Para prevenir acidentes e aumentar a segurança, foram fechados trechos do canteiro central da Av. Desembargador Gonzaga na altura da Rua Júlio Lima (quase em frente à Igreja da Glória) e da Av. Desembargador Gonzaga com Rua Alice. Portanto, quem antes costumava dobrar à esquerda nos canteiros centrais, deve fazer um laço de quadra e utilizar os cruzamentos semaforizados.

Dois novos semáforos serão instalados no cruzamento da Av. Desembargador Gonzaga com Rua Margarida Queiroz e Av. Desembargador Gonzaga com Rua Antônio de Castro para reduzir os conflitos de trânsito. A circulação nas vias secundárias também será alterada. A Rua Margarida Queiroz passará a ter sentido único (sertão/praia), enquanto a Rua Antônio de Castro concentrará o fluxo no sentido contrário (praia/sertão), entre as ruas Cônego Braveza e Teodofredo Goiana.

Faixa em Diagonal


Além do reordenamento previsto, o cruzamento das avenidas Oliveira Paiva com Desembargador Gonzaga receberá uma faixa em diagonal para dar mais segurança e agilidade durante a passagem dos pedestres. A intervenção vai evitar que os pedestres façam duas travessias desprotegidas para acessar o outro lado da via. Será incluído também um estágio para pedestres com botoeira sonora no semáforo deste cruzamento, além de outras melhorias como prolongamento de calçadas e readequação de canteiros, para diminuir a distância de travessia e reduzir ainda mais o risco de atropelamentos.

Ciclofaixa

Contemplando os usuários do modo cicloviário, será implantada uma nova ciclofaixa junto ao canteiro central da Avenida Desembargador Gonzaga, no trecho compreendido entre as ruas José Leon e Joãozito Arruda. A ciclofaixa terá 1,5m de largura e está situada em ambos os sentidos junto ao canteiro central. Posteriormente, ela será interligada às futuras ciclofaixas da Avenida Rogaciano Leite e do Lago Jacarey, seguindo diretrizes do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI).

Faixas de retenção para motocicletas


Considerado um dos agentes mais vulneráveis a acidentes, o motociclista será contemplado com a implantação de faixas de retenção em todos os cruzamentos semaforizados ao longo da Av. Desembargador Gonzaga. A intervenção consiste em dar prioridade para quem trafega sobre duas rodas na abertura do sinal de trânsito, permitindo que possa partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir. Distanciando motos dos carros nos primeiros instantes após a abertura semafórica, espera-se que ultrapassagens arriscadas e conflitos sejam evitados, tornando a largada mais segura.

Veja as mudanças no mapa:

Des.Gonzaga Cotidiano