exercito-alistamento-online-300x231 Cotidiano
Foto: Agência Brasil

O alistamento militar online estará disponível para jovens do Ceará a partir de 1° de janeiro do próximo ano no site do Serviço Militar Brasileiro . Até 30 junho, devem se alistar obrigatoriamente as pessoas do sexo masculino nascidas no ano 1999. A modalidade virtual, de acordo com o Exército, deve diminuir as filas e a burocracia do processo.

Para solicitar o alistamento online será necessário informar o CPF, dados da Certidão de Nascimento e do Registro Geral (Identidade) ou Documento de Nacionalização. Depois do cadastro virtual,  os inscritos podem acompanhar pelo site o protocolo para definir se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

MULTA

Caso o jovem não faça o alistamento obrigatório no período solicitado, será cobrada uma multa, além da exigência do comparecimento à Junta de Serviço Militar. O não alistamento implica na perda de alguns direitos, como a obtenção de passaporte, direito de prestar exame ou se matricular em instituições de ensino, inscrição em concurso público. Os nascidos em 1998 que ainda não foram dispensados devem comparecer na Junta de Serviço Militar até o dia 16 de janeiro para tomar ciência da sua distribuição.

 Fonte: G1