Foto: Divulgação

Um animal silvestre da espécie carcará foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (06), no bairro Jardim Iracema, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) da Capital. O animal foi visto aparentemente debilitado e andando sobre o telhado de uma residência.

Os bombeiros militares foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), acerca de um falcão carcará sobre o telhado de uma casa. Rapidamente, a equipe do CBMCE foi ao local verificar a veracidade da informação e se deparou com a ave, que estava desnutrida.

Com o apoio da Comissão de Defesa dos Direito dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará (CDDA | OAB/CE), tendo como responsável Karine Montenegro, e o médico veterinário, Bruno Pessoa, da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), ficaram responsáveis por prestar socorro e cuidar do animal até a sua soltura.

De acordo com o médico veterinário, Bruno Pessoa, a ave irá passar por uma avaliação clínica. “Irei fazer a avaliação clínica dele e a realização de exames. Adentrei com a prescrição dos fármacos e, posteriormente, dependendo da resposta, ele seguirá para um profissional que faz a reabilitação de voo com rapinantes”, destacou o doutorando em animais silvestres.