Foto: Divulgação

Neste sábado (19/8), a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) participa do Dia Mundial da Limpeza (diamundialdalimpeza.com.br). A ação global, que tradicionalmente acontece no terceiro sábado de setembro, visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques, a partir de ações locais. Esse ano, devido a pandemia do coronavírus, chega diferente e impulsionada pela tecnologia. A maior parte das ações de educação ambiental vão ocorrer de forma virtual, com vídeos e cards, a partir do tema: #eucuidodomeuquadrado. A Sema fará, na sábado, 9h, uma ação simbólica de limpeza e educação ambiental – com oficina de material reciclado de garrafas PET – no espaço da cantina da Área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó.

“Por não podermos aglomerar pessoas, conforme os protocolos, resolvemos fazer o que o mundo inteiro tá fazendo: cada um limpe, cuide do seu quadrado”, disse o titular da SEMA, Artur Bruno, que explica a essência da ideia: “o importante é que você possa manter limpa a sua vida, a sua mente, e possa efetivamente, ter essa convivência com a fauna, com a flora, com a natureza e consigo mesmo”. “Cuidar do seu quadrado” trata-se, na prática, de limpar seu espaço físico – casa, trabalho, quintal – mas também seu computador e sua mente.

Dentro deste espírito, as Unidades de Conservação (UC) estaduais, sob a orientação da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), da SEMA, programou atividades pontuais, em algumas Unidades de Conservação (UCs) estaduais. A ideia é que todos possam fazer desse dia, um dia de reflexão, para garantir um planeta mais limpo em todos os aspectos. Na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, por exemplo, às 8h, vai ter meditação para a limpeza energética e cuidado interior.