semaforo.kiko_ Cotidiano
Foto: Reprodução

Visando à segurança na travessia de pedestres e ciclistas, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) alterou a operação do semáforo situado no cruzamento da Av. João Pessoa com a Rua Carneiro de Mendonça. A intervenção, que foi concluída na noite desta quarta-feira (09), também pretende melhorar a acessibilidade dos motoristas que circulam na Av. Carneiro de Mendonça e desejam se deslocar para a Rua 15 de Novembro.

Clique aqui para conferir o mapa da alteração

A mudança consiste na implantação de tempo exclusivo para travessia de pedestres e ciclistas. Para atravessar com segurança, os pedestres devem apertar a botoeira e aguardar o foco do pedestre ficar verde. Dessa forma, os transeuntes poderão concluir o seu deslocamento com maior tranquilidade. Com essa alteração, será proporcionada ainda a travessia segura de ciclistas que trafegam na ciclofaixa, que liga a Av. Silas Munguba à Av. José Bastos.

Além dessa facilidade, foi criado acesso “direto” dos veículos que trafegam pela Av. Carneiro de Mendonça para a Rua 15 de Novembro, reduzindo o tempo de percurso e melhorando a fluidez. Segundo a gerente da Central de Monitoramento do Tráfego, Juliana Coelho, a medida vai possibilitar um ganho no tempo de viagem dos condutores. “Anteriormente, para acessar a Rua 15 de Novembro, o motorista tinha que entrar à esquerda na Av. João Pessoa e fazer um laço de quadra na Rua Prof. Teodorico. Hoje a conversão está simplificada de modo a facilitar a vida de todos”, reforça.

Para a mudança foram realizados obras e ajustes na geometria do local, além de placas indicativas orientando os condutores. Agentes e técnicos do órgão supervisionam os primeiros dias da intervenção.