image-14-1 Cotidiano
Foto: Reprodução

Em alusão ao Dia Nacional do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) reúne os usuários de bicicleta para desenvolver um projeto educativo voltado à conscientização sobre segurança viária, reforçando para a utilização dos equipamentos de uso obrigatório e respeito entre os diversos modais de transporte. A ação ocorre neste domingo (20), a partir das 8 horas, no Parque do Cocó.

Durante a atividade, intitulada “Caminhos da Bicicleta”, os educadores de trânsito do órgão abordarão os ciclistas e distribuirão material educativo. O objetivo é alertar sobre as regras de circulação segura e orientar que tanto veículos quanto bicicletas compartilhem o espaço público de forma pacífica e sem qualquer tipo de conflito.

Pedalar sempre equipado, não transitar na contramão ou sobre o passeio, optar por calçados fechados e que mantenham os pés firmes no pedal, circular nas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas são posturas que devem ser adotadas pelo ciclista. Já para o motorista, a principal recomendação é guardar a distância lateral de pelo menos 1,5 metros ao ultrapassar uma bicicleta.

Ampliação da Rede Cicloviária
Somente no período da atual gestão, a Prefeitura de Fortaleza bateu um recorde histórico ampliando em 214% a rede cicloviária na cidade. Dessa forma, a cidade, que tinha 68 quilômetros de rede cicloviária ao final de 2012, hoje conta com os atuais 214 quilômetros de infraestrutura cicloviária.

Essa ampliação tem repercutido em menos acidentes. Exemplo disso é que o número de acolhimento de ciclistas no Instituto Dr. José Frota (IJF) tem diminuído. Houve uma redução de 26% comparando o primeiro semestre de 2017 com o mesmo período de 2014.