Ciclofaixa de Lazer retorna ao Passeio Público com três rotas saindo dos bairros São Gerardo, Montese e Cocó

Foto: Kaio Machado

A Prefeitura de Fortaleza retoma as atividades da Ciclofaixa de Lazer e realiza neste domingo (08/01) a primeira edição do ano de 2017. O Passeio Público, que foi retirado do percurso nas edições anteriores, volta nesta 114ª edição a ser destino das Rotas Leste, Sul e Oeste, contabilizando cerca de 21 quilômetros de percurso seguro convergindo ao Passeio Público, no Centro. O Aterrinho da Praia de Iracema, que fazia parte da programação das últimas rotas de 2016 não está mais incluído.

Todas as rotas acontecem de 7h às 13h e são idealizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), com o apoio institucional do Extra.

 

Rota Oeste

A Rota Oeste vai ligar a Praça Jonas Freitas, conhecida como Praça dos Animais ou Praça do North Shopping, no bairro São Gerardo (Regional I), ao Passeio Público. O circuito passará pelas ruas Braz de Francesco, seguindo pela Avenida Bezerra de Menezes, depois pela Rua Justiniano de Serpa, em seguida para a Avenida Domingos Olímpio e Rua Senador Pompeu, onde finaliza no ponto de convergência do Passeio Público, por trás da 10ª Região Militar.

Rota Sul

Já a Rota Sul vai ligar a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese (Regional IV), ao Passeio Público. O percurso partirá da Avenida Professor Gomes de Matos, seguindo pela Rua Pré Nove, depois pela Avenida dos Expedicionários e Rua Senador Pompeu, chegando à Rua João Moreira, onde finaliza no Passeio Público.

O que mudou na Rota Sul: As Avenidas Domingos Olímpio, Antônio Sales e a Rua Carlos Vasconcelos, que foram incluídas nas últimas rotas, não fazem mais parte do trajeto.

 

Rota Leste

A já conhecida Rota Leste permanece com sua realização normalmente, saindo do início da ciclovia da Avenida Washington Soares em direção ao Passeio Público, passando pelo Ponto de Apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó.  O percurso seguirá pela Virgílio Távora, Rua Júlio Ibiapina, além das avenidas Abolição, Desembargador Moreira, Beira Mar, Rui Barbosa, Historiador Raimundo Girão, Almirante Barroso, Pessoa Anta, Alberto Nepomuceno, Rua Dr. João Moreira, Ildefonso Albano e Beira Mar, onde finaliza no Ponto de Apoio do Passeio Público.

O que mudou na Rota Leste: O Aterrinho da Praia de Iracema, que foi incluído em dezembro de 2016, está fora da rota.

Pontos de Apoio

Para garantir o suporte aos cliclistas, a Ciclofaixa de Lazer oferece quatro pontos de apoio, divididos no Passeio Público (Centro), Praça Jonas Freitas (São Gerardo), Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Montese) e no Anfiteatro do Parque do Cocó. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal darão suporte em todas as rotas.

Nos pontos de apoio, haverá aluguel de bicicletas, distribuição por parte da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de mudas de pequeno e de médio porte, plantas nativas (ipê, pau-branco, cedro, cajueiro, acerola, goiaba) e ornamentais (mino-alamandra, espadinha, mini- lacre, beijinho) e atendimento do SAMU.

Iniciada em 21 de setembro de 2014, a Ciclofaixa de Lazer é uma das principais opções de programação cultural e esportiva aos domingos há mais de dois anos em Fortaleza. É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), que tem se notabilizado com a participação de cerca de 4 mil ciclistas a cada edição.

 

10ª Região Militar

Equipamento cultural que também está em funcionamento aos domingos no Centro da cidade, com entrada pela Av. Alberto Nepomuceno, S/N (em frente ao Mercado Central), onde os ciclistas podem realizar visita com guias especializados no período de 9 às 12h, bem como podem estacionar as bicicletas em espaço reservado no interior da fortificação.

Museu da Indústria

Localizado na Rua Dr. João Moreira, 143 (esquina com a R. Floriano Peixoto), o Museu da Indústria valoriza e preserva as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense e está disponível para visitas aos domingos, de 9h às 13h, desenvolvendo a campanha “Cultura e bem-estar pedalam juntos”. O espaço recebe e guarda as bicicletas dos visitantes.

Campus da Unifor

Aberto de 8h às 18h, o campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) tem amplo espaço onde os ciclistas poderão pedalar à vontade e a pista de corrida também estará aberta ao público.

Ciclofaixa de Lazer abre espaço para programação cultural

A Prefeitura de Fortaleza abre espaço para instituições e organizações que desenvolvem projetos ou programações dentro do percurso da Ciclofaixa de Lazer interessadas em fazer parte das atividades culturais aos domingos. As propostas podem ser enviadas para o e-mail: gestaocicloviaria@gmail.com.