O 46º lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Ceará na noite desta segunda-feira (19), e já foi encaminhado para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Foram recebidas 84.600 doses da CoronaVac/Butantan e 50.700 da AstraZeneca/Fiocruz. Outra remessa, com 202.500 doses da AstraZeneca e 52.650 da Pfizer/ BioNTech, está prevista para chegar na noite desta terça-feira (20).

O governador Camilo Santana ressaltou que a chegada desse novo lote é importante para o Ceará e que segue na luta por mais vacinas para todos os cearenses. “Já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde, um novo lote de vacinas contra a Covid que recebemos nesta noite. São 135.300 doses no total, sendo 50.700 doses da AstraZeneca (Consórcio Covax/Facility) e 84.600 da CoronaVac. Amanhã, às 22h, vamos receber mais 52.650 doses da Pfizer e outras 202.500 da AstraZeneca (via Fiocruz)”, registrou via redes sociais.

As doses da CoronaVac foram enviadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e as da AstraZeneca foram recebidas via consórcio Covax Facility, iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros a fim de ampliar a distribuição de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes serão destinados para aplicação da primeira e segunda doses na vacinação da população cearense em geral.

A distribuição dos imunizantes para D1 será feita de forma proporcional aos municípios cearenses, em até 24 horas, depois da chegada do material à Capital. Já o agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.