A partir desta segunda-feira (7) começa a valer o novo decreto estadual que foi anunciado pelo governador Camilo Santana na última sexta-feira (4). As novas medidas avançam na flexibilização do isolamento social e permitem o funcionamento de shoppings e restaurantes no Ceará entre as 12h e 22h.

Essas medidas são válidas para todas as regiões do Estado, com exceção do Cariri que ainda apresenta um cenário preocupante da pandemia. “Temos a preocupação ainda com os números do Cariri, portanto não há avanço em relação ao último decreto. Para as outras regiões do Estado há mudanças significativas, sai o toque de recolher às 22h e passa para às 23h. Por isso, vamos permitir que restaurantes e comércio de shoppings possam funcionar até às 22h”, disse o governador durante a live.

Mesmo com esse avanço, estes estabelecimentos ainda seguem algumas medidas de restrição que visam evitar as aglomerações. Os shoppings precisam respeitar o limite de 50% da capacidade de lotação do local. Já os restaurantes devem respeitar as seguintes regras:

– proibição da realização de qualquer evento, inclusive celebração de casamento, seja em ambiente aberto ou fechado;

– disponibilização de música ambiente, inclusive com músicos, é autorizada, mas continua proibido o espaço para festas e dança

– limitação a seis pessoas por mesa nos restaurantes

– limitação do atendimento a consumo no local ou viagem, sem permitir pessoas em pé, inclusive na calçada;

– proibição de fila de espera na calçada;

– utilização de filas de espera eletrônicas;

– estímulo para que os estabelecimentos, inclusive restaurantes, busquem se certificar com o Selo Lazer Seguro, emitido pela SESA.

O novo decreto é válido até o dia 13 de junho, no próximo domingo.