carro
Foto: Divulgação

Quem possui veículos emplacados no Ceará e optou pelo parcelamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) tem até esta quinta-feira (10) para pagar a quinta parcela do imposto. O boleto pode ser emitido pelos aplicativos Meu IPVA, Ceará App, ou pelo site da Secretaria da Fazenda do estado.

A pasta alerta que não envia boletos por correios e nem por e-mail. O IPVA pode ser pago nos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Santander, Itaú e nas casas lotéricas, além de cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco. Durante a emissão, será gerado o Documento de Arrecadação do Estado (DAE), mediante a informação do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa.

Ao todo, o estado espera arrecadar mais de R$ 1 bilhão com os tributos. São isentas do imposto pessoas com deficiência, donos de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares e veículos com mais de 15 anos.

Em 2021, o valor do imposto teve redução média de 4,95% na comparação com 2020. Cerca de 2,3 milhões de veículos serão tributados. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Para realizar o cálculo do IPVA 2021, a Sefaz leva em consideração o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que acompanha os preços médios de mercado dos veículos, e consultou os dados do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel).