camilo santana
Foto: Divulgação

O governador Camilo Santana anunciou, via redes sociais, no último sábado (17), a decisão do comitê científico que monitora a pandemia do Coronavírus no Ceará. O colegiado deliberou pela manutenção das regras em vigência do atual decreto estadual de retomada gradual das atividades econômicas. A única alteração no texto do documento será a liberação de atividades físicas individuas em espaços públicos.

A decisão do comitê de manter o decreto pelos próximos sete dias foi pensada para que o grupo possa avaliar melhor o ciclo epidemiológico, que é de 14 dias, disse Camilo Santana. Segundo o chefe do Executivo estadual, “ainda há uma pressão muito alta na demanda assistencial e há uma preocupação nossa para garantir atendimento à população para que ninguém fique sem”. O Ceará segue com o isolamento social rígido no final de semana.

Para garantir essa oferta de leitos e mais segurança no processo de reabertura da economia, o Governo do Ceará segue ampliando a sua rede pública de saúde, que já conta com 3.746 leitos de enfermaria e 1.295 de UTI, totalizando 5.041 leitos exclusivos para atendimento a pacientes com Covid-19. Esse número é 70% maior que a quantidade ofertada na primeira onda da doença. “E essa semana vamos ter novos leitos abertos. Estamos trabalhando para abrir em Aracati, Acaraú, Cariri, Aracoiaba, Sertão Central. Vamos continuar a luta para garantir o atendimento”, reforçou Camilo Santana.