Foto: Divulgação

Tirar a carteira de motorista continua sendo uma meta perseguida por muitos cearenses e o Detran não tem poupado esforços para atender a todos com agilidade e conforto. Mas durante a pandemia provocada pelo Coronavírus, com a suspensão dos serviços presenciais do Detran, atendendo as recomendações das autoridades de saúde, os alunos precisaram esperar para que os testes voltassem a ser realizados com a devida segurança para a saúde de todos.

Em agosto, os testes foram retomados com várias medidas de proteção e já contabilizam mais de 2 mil exames práticos de direção e mais de 700 provas teóricas de legislação realizadas em menos de 20 dias. Além disso, para ampliar a oferta de vagas, os testes práticos passaram a ser realizados aos finais de semana, desde os dias 22 e 23 de agosto, e permanecerão até o final do mês de setembro, quando serão ofertadas 6.430 novas vagas para a capital cearense.

Com o avanço das cidades do interior do estado no Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, criado pelo Governo do Ceará e regulamentado através de Decretos Estaduais, o Detran também avança, liberando as autoescolas de Baturité e Itapipoca para a realização de aulas práticas e previsão de testes teóricos e práticos de direção no mês de setembro.

Outra novidade é que a abertura de novos processos de habilitação que estava restrita somente a Fortaleza, foi ampliada para todo o estado, a partir desta quarta, 26 de agosto.

Também em função da pandemia, as aulas teóricas, ofertadas presencialmente pelas autoescolas, foram suspensas. Entretanto, através da Deliberação 189, do Contran – Conselho Nacional de Trânsito – foi possível regulamentar o ensino remoto para esta modalidade e, através de empresas que são monitoradas pelo Detran, já é possível a realização das aulas pelas autoescolas com segurança para que não haja fraudes no processo de aprendizagem.