Foto: DIvulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (2ª Cia/3º BBM), foi acionado, nesse sábado (26), para resgatar um carcará que estava no terraço de um prédio no Centro de Crateús, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Ceará. O animal, que estava bastante debilitado e faminto, foi retirado e recebeu os primeiros cuidados.

“Os animais podem ser vítimas diretas das queimadas que ocorrem no Interior do Estado. Sobretudo, aqueles que não conseguem se movimentar com rapidez, como tamanduás e jabutis. Outras espécies podem ser vítimas indiretas, quando são obrigadas a fugir do fogo e se acidentarem em rodovias, buracos ou valas”, comentou o comandante-adjunto da 2ª Cia/3º BBM, capitão Prado. O carcará resgatado em Crateús está sendo devidamente alimentado e hidratado, para posteriormente ser recolocado em seu habitat natural.

Normalmente, em meio a incêndios florestais, os animais têm pouquíssimas opções de fuga, tendo em vista que toda a alimentação natural foi perdida durante os incêndios. Além do fogo, outro grande vilão para os animais é a fumaça, que além de dificultar a respiração, prejudica a visão de aves do local. O Corpo de Bombeiros reforça a importância da preservação e dos perigos causados por incêndios em vegetação.