Na manhã desta segunda-feira (9), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou a chegada de novas doses de vacinas contra covid-19 para os estoques de vacinação dos municípios cearenses. Segundo uma publicação nas redes sociais do gestor, o Ministério da Saúde do Governo Federal deve entregar 228.240 doses de imunizantes no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, até a noite de hoje.

Nestes novos lotes, serão entregues vacinas da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, e da Pfizer. Estes imunizantes devem ser usados na aplicação de primeiras e segundas doses, segundo indicado pelo Ministério da Saúde.

“O Ceará recebe nesta segunda-feira 228.240 doses de vacina contra a Covid. Serão 73.800 doses da CoronaVac, que chegam às 16h55, e 154.440 da Pfizer, em voo previsto para pousar 21h55 em Fortaleza”, escreveu o governador. “As vacinas da CoronaVac serão utilizadas para D1 e D2, enquanto o lote da Pfizer será para aplicação de D1, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Não vou descansar um minuto até que todos os cearenses sejam vacinados”.

No último sábado (7), o Governo do Estado já havia recebido um novo lote de vacinas contra covid-19, com 105.500 doses que foram distribuídas entre os municípios cearenses.

Até o momento, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) indica que já foram aplicadas mais de 5,7 milhões de doses desde o início da vacinação contra covid-19 no Estado. Cerca de 1,6 milhão de residentes do Ceará já tomaram as duas doses e completaram o esquema vacinal. Outros 150.036 receberam a vacina da Janssen, o imunizante de dose única, e também estão com a vacinação completa.