Foto: Divulgação

O Ceará Natal de Luz chega a 24ª edição sendo mais do que um evento de entretenimento natalino para cearenses e turistas. Ao longo de sua trajetória, tem iluminado a cidade com temáticas socioambientais e com uma decoração original que enaltece a nossa cultura, agregando símbolos regionais à programação visual. Neste 2020, em meio a tempos tão desafiadores, o amor ao próximo é a luz que ilumina o mundo. Por isso, esse ano, o lema do evento realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza será “Seja amor, seja luz”.

Para o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, o amor renasce ainda mais forte em nós no Natal e se coloca como esperança de um mundo melhor inspirando o Ceará Natal de Luz 2020. “O evento abraça todas as artes, levanta as bandeiras do amor ao próximo, do zelo pela cidade, do cuidado com o meio ambiente e do plantio de boas sementes de fraternidade e paz. A arte é o ingrediente fundamental para todo este espetáculo”, completa.

Esse sentimento está traduzido no cuidado dos profissionais da saúde, no gesto solidário, na celebração de vizinhos nas varandas, em uma videochamada reunindo familiares ou desconhecidos, em uma ligação com uma palavra amiga ou na música unindo virtualmente pessoas em um canto para a paz.

 Caminhão da Luz

Em respeito aos protocolos sanitários de combate à covid-19, o Ceará Natal de Luz 2020, que será realizado entre os dias 30 de novembro e 23 de dezembro, terá 14 espetáculos artísticos-culturais transmitidos em formato online no canal do evento no Youtube e apresentações especiais e itinerantes do Coral da Luz.

 O grupo formado por crianças e adolescentes que é uma das atrações mais esperadas do evento natalino não se apresentará das sacadas do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira, como ocorre desde 2002. Os meninos e meninas percorrerão ruas e avenidas de Fortaleza, a partir de 1º de dezembro, em um caminhão todo iluminado e decorado com os adornos de Natal.

 “Nós já realizamos o Coral Itinerante em anos anteriores, mas não em um caminhão todo adaptado. Desta vez, além de levar a magia do Natal para toda a cidade, quem vai ficar nas sacadas das casas e apartamentos é o público que vai acompanhar as crianças e também jovens cantando hinos e músicas clássicas do Natal”, explica Assis Cavalcante, acrescentando que a medida foi necessária para evitar aglomeração e também para não deixar as crianças e adultos sem essa atração tão encantadora.

 Online

Já as tradicionais apresentações com artistas da música popular, orquestras, cameratas, tenores e bandas juvenis de música erudita, acontecerão de forma online direto de importantes equipamentos culturais e pontos turísticos da Capital. Entre os locais que receberão os 14 espetáculos estão o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar, a Praça José de Alencar, a Praça Portugal, o Espigão da Praia de Iracema, o Teatro Edisca e a CDL de Fortaleza. Os espaços não terão acesso livre ao público, que poderá acompanhar tudo de casa.

Abertura

A abertura será no Cineteatro Teatro São Luiz, no dia 30 de novembro, a partir das 20h45, com um espetáculo natalino diferenciado e especial online. Com roteiro do grupo teatral Asterisco, o musical promete emocionar o público. Além dos atores, a apresentação contará com a participação do Coral da Luz, dos sanfoneiros e compositores Waldonys e Ítalo Poeta, e das cantoras Roberta Fiúza e Ana Ruth. A tão aguardada chegada do Papai Noel, uma atração à parte, usará da tecnologia e efeitos especiais para encantar a criançada e os adultos.

Além da estreia que será em uma segunda-feira, os outros espetáculos online vão ser transmitidos às quartas-feiras (20h45), às sextas-feiras (20h), aos sábados (18h) e aos domingos (19h), no mês de dezembro.