O Ceará alcançou números importantes na vacinação contra a Covid-19. Desde a chegada do primeiro lote com imunizantes, no dia 18 de janeiro, o Estado ultrapassou a estimativa do Ministério da Saúde em vacinar 75% dos grupos prioritários da Fase 1 do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI). O número de idosos cearenses com idade a partir de 75 anos (104,5%) e de trabalhadores de saúde vacinados com a primeira dose (71,87%) e com o reforço (61,36%) foi superior à meta do MS – os percentuais são sobre a previsão do Ministério. Assim, 81 das 184 cidades cearenses (confira lista abaixo) já podem passar para a segunda fase de vacinação, que inclui idosos a partir de 60 anos, à medida que novas doses chegarem.

“A quantidade de vacinas já enviadas pelo MS não é suficiente para toda a população, mesmo aquelas dos grupos prioritários. Então, alguns municípios já atingiram essa meta pra trabalhadores da saúde e outros atingiram pra idosos”, explica Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa. Os municípios com índice acima de 100% estão vacinando além do que foi previsto pelo MS, mas ainda é preciso aumentar a quantidade de vacinas e a velocidade de imunização.

Cadastro Estadual de Vacinação

No último de 8 de março, a Sesa disponibilizou o Cadastro Estadual de Vacinação contra a Covid-19 para as pessoas incluídas nos grupos prioritários da imunização e também para pessoas a partir de 18 anos que não integram os quatro grupos prioritários especificados no PNI. A nova ferramenta está disponível na plataforma Saúde Digital e tem integração de dados e informações com os municípios cearenses. As inscrições seguem até o dia 27 de março.

Idosos a partir de 75 anos que não foram vacinados e profissionais de saúde, sejam da linha de frente ou não no combate à pandemia, também podem realizar o cadastro. A imunização seguirá o calendário de cada cidade. Caso a pessoa não se encaixe na fase em vigência de vacinação, o cadastro ficará armazenado no banco de dados da plataforma, permitindo maior organização do plano de imunização do Governo do Ceará. Em Fortaleza, quem está cadastrado no aplicativo Vacine Já e que ainda não foi vacinado, deve realizar novo cadastro no sistema estadual.

Transparência

A transparência é uma das principais estratégias da Sesa. Por meio do Vacinômetro da Sesa, a população pode ter acesso aos números de lotes de vacinas recebidos e das doses aplicadas até o momento. O sistema é atualizado diariamente. Até o dia 16 de março, 602.702 doses foram aplicadas.

Veja a lista dos municípios

Antonina do Norte
Aracati
Ararendá
Aratuba
Assaré
Baixio
Barro
Beberibe
Camocim
Capistrano
Carié
Caririaçu
Catarina
Catunda
Caucaia
Cedro
Choró
Chorozinho
Cruz
Deputado Irapuan Pinheiro
Farias Brito
Forquilha
Fortaleza
Frecheirinha
Graça
Granja
Groaíras
Guaramiranga
Horizonte
Ibaretama
Ibicuitinga
Icapuí
Icó
Independência
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itaiçaba
Itapiúna
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jucás
Limoeiro do Norte
Madalena
Maranguape
Marco
Martinópole
Massapê
Meruoca
Miraíma
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Mucambo
Mulungu
Novo Oriente
Pacatuba
Pacoti
Palhano
Pentecoste
Pereiro
Piquet Carneiro
Pires Ferreira
Porteiras
Potengi
Quiterianópolis
Quixadá
Quixeré
Reriutaba
Saboeiro
Salitre
Santana do Cariri
São Benedito
São Luís do Curu
Senador Sá
Sobral
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Umari
Uruburetama