bartenders
Foto: Divulgação

A formação de bartenders mais que triplicou com a adoção de educação à distância, intensificada após o início da pandemia do novo coronavírus. Ao todo, 1.000 pessoas de todo o país foram capacitadas em um ano (julho de 2020 a junho deste ano). No modelo presencial, antes da Covid-19, foi registrada média anual de 300 pessoas qualificadas nas cidades de Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. No Ceará, há mais de 100 alunos formados por meio de aulas online. Os dados são do Instituto Diageo, entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas

Agora, estão sendo disponibilizadas outras 500 oportunidades de qualificação na área. Podem participar maiores de 18 anos, desempregados ou com renda em carteira assinada de até R$ 1.600. É preciso estar cursando ou ter Ensino Médio concluído. Interessados devem preencher o formulário que está no Instagram @learningforlife_br até o dia 5 de agosto.

Os candidatos serão contatados para uma entrevista por telefone e uma atividade que comprove o interesse na carreira de bartender. As aulas devem começar ainda em agosto e o curso tem duração de dois meses. Além do preparo de drinks, durante a capacitação os participantes aprendem conteúdos voltados à inteligência emocional, técnicas de vendas, combate ao assédio, consumo responsável de bebida alcoólica, entre outros. Ao final, quem conclui o treinamento recebe certificação. “A capacitação é muito importante para esse momento que estamos vivendo e o formato online permite alcançar ainda mais pessoas do que o modelo presencial”, destaca o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin.

“Tenho seis anos nesse ramo de alimentos e bebidas, mas após o curso pude enxergar com outros olhos o universo que temos atrás do bar, que vai muito além de só fazer drinks. Tem toda a parte de hospitalidade, acolhimento e amizade”, ressalta o cearense Pablo Rocha, que participou do curso e ampliou a visão sobre a profissão, além de atualizar conhecimentos técnicos, principalmente sobre destilação de bebidas, no momento em que está retornando às atividades como chefe de bar de um restaurante de Fortaleza.

Instituto
O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do Instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartenders; Fala Sério!, que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que promove a capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.