Associated Press: Blingen reflete temores de que a guerra em Gaza possa se transformar em conflito regional


Escrito por Rabab Fathi

Sábado, 6 de janeiro de 2024, 16h06

A Associated Press informou que o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, lançou sua mais recente missão diplomática de emergência no Oriente Médio, na Turquia, no sábado, em meio a temores de que uma guerra israelense… Gaza Isso pode se transformar em um conflito mais amplo.

A agência dos EUA disse que a quarta visita de Blinken em três meses ocorre em meio a acontecimentos preocupantes fora de Gaza, incluindo no Líbano, no norte de Israel, no Mar Vermelho e no Iraque. Nas semanas que se seguiram à guerra, as críticas internacionais à acção militar israelita aumentaram.

Blinken reuniu-se com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Hakan Fidan, para discutir o que a Turquia e outros poderiam fazer para alavancar a sua influência, especialmente sobre o Irão e os seus representantes, para aliviar as tensões crescentes, acelerar a ajuda humanitária a Gaza e planear agressivamente. para a reconstrução e administração pós-guerra em Gaza, grande parte da qual foi reduzida a escombros após três meses de intenso bombardeamento israelita..

A dificuldade imediata da tarefa de Blingen foi sublinhada poucas horas antes das suas conversações com Erdogan, quando o Hezbollah libanês disparou dezenas de foguetes contra o norte de Israel, alertando que a barragem era uma reacção inicial ao assassinato de Saleh al-Aruri, o deputado político do Hamas. Bureau e seus dois companheiros.

Ao mesmo tempo, os crescentes ataques a navios mercantes no Mar Vermelho por rebeldes Houthi apoiados pelo Irão no Iémen perturbaram o comércio internacional e levaram a esforços dos EUA e dos seus aliados para patrulhar a região e responder às ameaças. Os Houthis lançaram pelo menos duas dezenas de ataques em retaliação à guerra em Gaza desde 19 de Dezembro, aumentando as tensões e aumentando os riscos para a economia global..

READ  A NASA anunciou que o paraíso foi descoberto nesta área com imagens impressionantes. Conheça os fatos

Em Istambul, autoridades norte-americanas disseram que Blinken procuraria a aprovação da Turquia, ou pelo menos consideraria possíveis contribuições em dinheiro ou em espécie para os esforços de reconstrução e participaria de alguma forma numa força multinacional proposta que poderia operar na Turquia ou perto dela.

A Turquia, e Erdogan em particular, criticou Israel e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pela continuação da guerra e pelo seu impacto sobre os civis palestinianos..







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *