A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição e comercialização de lotes de vegetais congelados importados da Europa. A proibição vale para todo o território nacional.

Em diversos lotes, foi encontrada a bactéria Listeria monocytogenes, que pode causar doenças como a meningite, de acordo com a notificação da International Food Safety Authorities Network – INFOSAN, rede mundial de segurança alimentar.

A bactéria listeria, que é resistente ao congelamento, causa uma infecção chamada listeriose, que tem alto índice de mortalidade.

Em pessoas saudáveis, a doença pode levar a sintomas como febre e diarreia, mas a infecção é mais grave em pessoas mais sensíveis, como crianças, mulheres grávidas e o feto, indivíduos imuno-deficientes e idosos. Nesses casos, pode causar ainda meningite, encefalite e infecções cervicais e intra-uterinas em mulheres grávidas.

Entre os lotes que foram suspensos, estão produtos das marcas Pinguin, Greenyard, Grano e Pratigel. São ervilhas congeladas, saladas, milho e misturas de legumes, entre outros alimentos.

Veja aqui todos os lotes afetados.