Sem-título-4 Anúncios
Foto: Alex Costa

A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza a consulta online dos veículos removidos nas operações diárias da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Por meio da internet, o condutor poderá saber se o seu veículo encontra-se no depósito do órgão, localizado na Av. Juscelino Kubitschek, nº 5800, bairro Passaré.

O primeiro passo é entrar no Portal da Prefeitura, procurar no catálogo de serviços a opção Mobilidade e clicar na consulta desejada. Em seguida, é necessário acessar o link que encaminha para a página da Central de Atendimento da AMC.

Para realizar a consulta, basta informar a placa do veículo. Após constatar que o veículo está retido no pátio do órgão, o proprietário deve comparecer ao depósito para iniciar o procedimento de liberação do mesmo munido de originais e cópias dos documentos pessoais (CNH ou RG e CPF), além do CRLV. Na ocasião, será emitido um boleto com as taxas a serem pagas nas casas lotéricas ou agências bancárias.

Depois de efetuar o pagamento, o proprietário deve apresentar o comprovante para que o veículo seja liberado. A taxa de reboque custa R$ 86,77, e o valor da diária é R$ 12,95. Um dos critérios para a liberação é que também não haja pendência no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Portanto, é preciso se certificar que não possui nenhum débito em atraso. O depósito funciona nos dias úteis, de 8h às 17h.

Esquina Segura
Dentre as ações que vêm sendo intensificadas pela AMC, destaca-se o “Esquina Segura”. Agentes de trânsito percorrem pontos críticos que têm registro de acidentes para fiscalizar e remover os veículos estacionados irregularmente. A ideia é construir uma cultura de respeito às normas de circulação e estacionamento para garantir aos condutores uma visibilidade adequada em áreas de esquina.