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Alguns pensamentos simplesmente não nos deixam em paz, ficam se repetindo, como uma música que você não consegue tirar da cabeça. Embora a melodia repetitiva seja irritante, é improvável que cause problemas; Especialmente se você puder pensar em outras coisas.

Porém, a impressão que fica é diferente… “Causa sofrimento; De acordo com a Dra. Stephanie Collier, psiquiatra do McLean Hospital, afiliado a Harvard, “você não pode desviar sua atenção disso, e isso interfere em sua vida diária”.

Causas de pensamentos presos

É normal que os humanos tenham pensamentos de vez em quando. Se isso acontecer com frequência, pode ser devido ao estresse ou a uma condição médica subjacente, como:

– Distúrbio de ansiedade generalizada: Pessoas com transtorno de ansiedade generalizada podem ter pensamentos persistentes sobre uma situação caracterizada por preocupação excessiva, um evento futuro, finanças ou a ideia de uma futura viagem de ônibus ou avião.

Depressão: Quando você está deprimido – uma condição que envolve sentir-se extremamente triste ou sem esperança – você se sente mal consigo mesmo. Você pode ter sentimentos persistentes de que falhou em alguma coisa ou de que ninguém o ama ou se importa com você.

– Transtorno obsessivo-compulsivo: O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado por obsessões (pensamentos perturbadores e intrusivos) ou comportamentos compulsivos (comportamentos repetitivos, como lavar as mãos).

Um pensamento persistente no TOC clássico é sobre germes e se você tocou em algo sujo e precisa lavar as mãos.

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT): É um conjunto de sintomas que podem ocorrer após presenciar ou ser exposto a um evento traumático, como exposição ou cenas de violência, ou perda de vida. Um sintoma do TEPT é um pensamento preso que repete a cena traumática.

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Gastar muito tempo com pensamentos persistentes leva a acreditar neles

Pensamentos presos podem nos machucar

Pensamentos travados podem ter muitas consequências negativas; Pode dificultar a concentração, espalhar sentimentos de vergonha e medo e destruir a sua autoconfiança. “Depois de dedicar muito tempo, você começa a acreditar nesses pensamentos”, diz o Dr. Collier.

Com o tempo, pensamentos travados podem levar ao isolamento social. “Algumas pessoas não querem mais sair de casa”, disse Collier, “porque podem acreditar que ninguém as ama”. “Ou não querem ser expostos a algo que temem, como germes.”

Afaste pensamentos presos

Quando você tenta afastar um pensamento preso, ele parece se agarrar ainda mais; É porque você presta mais atenção nisso.

Em vez disso, tente um dos seguintes métodos:

– Examinando fontes: Quão verdadeira é essa ideia? Escreva provas disso e de qualquer coisa que o contradiga. “Se o seu cérebro diz que você é um fracasso, pense nas maneiras pelas quais você teve sucesso”, diz o Dr. Collier. “Talvez você seja um bom cozinheiro ou um pai realmente dedicado… então resista a esses pensamentos.”

– para desviar: É difícil se concentrar em pensamentos paralisados ​​quando você está no meio de uma atividade. Collier recomenda uma mudança de cenário, como dar um passeio ou praticar uma atividade que você goste e que o mantenha ocupado, para distrair seus pensamentos.

– Planeje atividades adicionais: Quanto mais tempo você tiver durante o dia, mais tempo seu cérebro terá para se concentrar em pensamentos persistentes. Estar ocupado.

Reduzindo os tempos de preocupação: Dr. Collier diz: “As pessoas muitas vezes se preocupam o dia todo; Porque eles não querem esquecer as coisas. Portanto, escolha um horário como 5 horas para se preocupar com o que quiser durante 30 minutos. “Quando a ansiedade surgir cedo, lembre-se de que você lidará com ela naquele dia.”

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– Converse com um membro da família ou amigo: Compartilhar seus pensamentos ajuda a ter uma perspectiva melhor e a combater a solidão e o isolamento.

Peça por ajuda

Lidar sozinho com pensamentos presos pode ser difícil, especialmente se você tiver um problema de saúde mental latente do qual não tem conhecimento. Portanto, não carregue o fardo sozinho.

Se você tem tido pensamentos persistentes há algumas semanas, converse com seu médico de atenção primária ou marque uma consulta com um terapeuta para uma avaliação.

– Terapia cognitiva comportamental: Este tratamento pode ser necessário. Esta é uma abordagem comum que ajuda a identificar pensamentos bloqueados e redirecioná-los de maneiras menos negativas e mais gerenciáveis.

– Terapias direcionadas: Outros tratamentos são adaptados a condições específicas, como a exposição gradual a coisas que você teme, tratamento para transtorno obsessivo-compulsivo ou tratamento para transtorno de estresse pós-traumático, que visa alterar a memória de uma experiência traumática. o cérebro. Você também pode precisar de medicamentos para controlar pensamentos bloqueados.

“Com tempo e prática, você pode aprender a conviver e lidar com pensamentos presos”, diz o Dr. Collier. Não desista.

* Carta de Saúde de Harvard – Tribune Media Services

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