Por que o número de mortos foi baixo apesar da intensidade do terremoto em Taiwan?

Apesar da sua gravidade, o terramoto que atingiu Taiwan felizmente resultou apenas num pequeno número de vítimas.

O terremoto registrou 7,4 na escala Richter e foi o terremoto mais poderoso a atingir a ilha de Taiwan em 25 anos.

As autoridades taiwanesas disseram na quarta-feira que nove pessoas morreram, mais de 900 ficaram feridas e 50 funcionários de hotéis desapareceram enquanto visitavam a reserva natural.

O terremoto ocorreu a uma profundidade de 15,5 quilômetros enquanto as pessoas se dirigiam para o trabalho e a escola. O terremoto gerou um alerta de tsunami no sul do Japão e nas Filipinas, mas o alerta foi posteriormente cancelado.

Em comparação com os recentes terramotos no Médio Oriente e no Norte de África, o número de mortos e de feridos é considerado baixo.

Rescaldo do terremoto de Hualien

O terramoto de Kahramanmaraş, de magnitude 7,8 na escala Richter, atingiu partes da Turquia e da Síria em Fevereiro de 2023, matando dezenas de milhares de pessoas. Em Setembro passado, ocorreu um terramoto na região de Al Houze, em Marrocos, de magnitude 6,8 na escala Richter. Três mil pessoas.

Uma declaração publicada no site da universidade afirma NordesteNo estado americano de Massachusetts, o baixo número de mortes comparado com a magnitude do terremoto é uma prova da preparação do país, diz Daniel Aldrich, professor de políticas públicas na Universidade Northeastern, especializado em recuperação de desastres naturais. .

“Estamos vendo uma combinação de gestão que mantém o número de mortes relativamente baixo”, acrescentou. “As autoridades há muito reconheceram a ameaça representada pelos riscos sísmicos e investiram em várias medidas, como códigos de construção mais rigorosos”, disse ele. disse.

Rescaldo do terremoto de Hualien

Aldrich descreveu a gestão de desastres em Taiwan como “de cima para baixo”, o que significa que as autoridades atualizam e fazem cumprir os códigos de construção, desenvolvem programas como abrigos e abastecimento de alimentos e água, antecipam choques futuros e alocam recursos para equipar hospitais e outros. Recursos médicos.

Todos os residentes de Taiwan sentiram o terremoto e mais de uma centena de tremores secundários atingiram a ilha de 23 milhões de pessoas.

Ele disse que também existem princípios “de baixo para cima” para “as comunidades trabalharem juntas, confiarem umas nas outras e planejarem choques, mapearem evacuações e decidirem quem precisa de ajuda com base em suas necessidades locais”.

“A melhor abordagem à gestão e preparação para catástrofes combina estes dois princípios para uma estratégia abrangente”, afirma Aldrich.

O terremoto em Taiwan foi o mais forte desde 1999

De acordo com a Agence France-Presse, normas de construção rigorosas e uma sensibilização generalizada para os desastres parecem ter contribuído para evitar um grande desastre na ilha, que é frequentemente propensa a terramotos.

Um académico especializado em gestão de desastres naturais recorda “terremotos anteriores no Haiti, na Índia e na China, todos atingidos por sismos de magnitude semelhante, mas o Haiti perdeu 220 mil pessoas, a Índia 15 mil e a China cerca de 90 mil”.

Em Taiwan, “você vê muitas pessoas em abrigos de evacuação… é claro que elas sabem para onde estão indo… e você não vê pessoas tentando voltar para edifícios instáveis. A área desabou.”

Os evacuados ficam em uma área de tendas de um abrigo depois que um terremoto atingiu a cidade de Hualien, leste de Taiwan, na manhã de quinta-feira, 4 de abril de 2024. O maior terremoto de Taiwan em um quarto de século atingiu…

Wu Xin-fu, diretor do Centro de Terremotos de Taipei, disse aos repórteres que “o terremoto foi próximo da terra e superficial. Foi sentido em Taiwan e nas ilhas”, acrescentando que foi “o mais forte desde que atingiu a ilha”. Em setembro de 1999.”

Mais tarde, um terremoto de magnitude 7,6 matou 2.400 pessoas, tornando-se o pior desastre natural da história da ilha.

“A maioria das pessoas estava dormindo quando ocorreu o terremoto de 1999, mas eu não estava, então senti isso claramente. Foi muito perigoso e ainda mais perigoso do que desta vez”, lembrou Zhang.

7.5 Terremoto de Richter: Como o Japão se preparou para evitar desastres?

No início do novo ano, o Japão foi atingido por um forte terramoto que derrubou edifícios e destruiu estradas, resultando em 92 mortes, segundo a contagem oficial de quinta-feira.

Aldrich confirma que a maioria das mortes até agora em Taiwan foi causada por quedas de rochas.

Todas as mortes ocorreram em Hualien, perto do epicentro no leste da ilha, informou a Agência Nacional de Proteção contra Incêndios.

Três dos mortos foram esmagados por pedras na calçada e três morreram em seus carros atingidos por deslizamentos de terra.

Segundo a Agence France-Presse, as equipes de resgate conseguiram retirar cerca de cinquenta pessoas debaixo dos escombros, blocos de concreto, barras de aço, tijolos e fios de energia emaranhados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *