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“Cuide da sua saúde durante o Ramadã”… Conselho da Organização Mundial da Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) em suas publicações intituladas “Mantenha-se Saudável Durante o Ramadã” afirma: “Durante o mês do Ramadã, os muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr do sol, abstêm-se de comer, beber e fumar, tanto cigarros convencionais quanto eletrônicos. . Uma pessoa que jejua quebra o jejum comendo uma refeição chamada Iftar ao pôr do sol, e pode comer outra refeição ao amanhecer chamada Suhoor. A condição física e as interações sociais mudam durante o Ramadã, o que pode afetar a saúde mental das pessoas. No entanto, há evidências de que o jejum pode ter efeitos positivos na saúde, além de aumentar a saúde mental e o bem-estar, melhorar o humor e aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão. Portanto, cuide da sua saúde durante o mês sagrado do Ramadã.

Diretrizes e conselhos globais

A organização global acrescenta: “A vida social é particularmente ativa durante o Ramadão. Local onde as pessoas recebem convidados ou parentes e amigos. As visitas giram principalmente em torno do pequeno-almoço, uma refeição rica e festiva onde é servida a melhor cozinha.

A Organização Mundial da Saúde recomenda café da manhã com três tâmaras

Ele aponta um ponto importante sobre a atividade física e sua prática durante os períodos de jejum: “Algumas pessoas podem não conseguir praticar nenhuma atividade física durante o Ramadã e, portanto, podem apresentar ganho de peso ao longo do mês”. Ele explica ainda: “Se os diabéticos seguirem hábitos alimentares pouco saudáveis, eles não conseguirão controlar bem a sua saúde”.

Diante disso, ele afirma: “Mas seguindo passos simples, uma pessoa pode perder peso e diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Recomenda-se usar e seguir essas boas práticas também em horários diferentes do jejum.

A Organização Mundial da Saúde resume suas diretrizes e recomendações nos seguintes elementos:

– Beba muita água (pelo menos 10 copos).

– Coma alimentos ricos em água como sopa, melancia, salada verde.

– Evite beber bebidas com cafeína, como café, chá e cola. Porque a cafeína pode causar micção frequente, o que pode levar à desidratação.

– Lembre-se de que refrigerantes açucarados acrescentam mais calorias à sua dieta.

– Evite a exposição solar quando a temperatura estiver elevada. É importante ficar em um local fresco e com sombra.

– Reabasteça os seus níveis de energia com um pequeno-almoço saudável e equilibrado.

– Comece o seu café da manhã comendo três tâmaras. As tâmaras são uma excelente fonte de fibra.

– Coma muitos vegetais no café da manhã para fornecer vitaminas e nutrientes ao corpo.

– Coma grãos integrais, que fornecem energia e fibras ao corpo.

Para obter uma boa porção de proteínas saudáveis, coma carnes magras, frango sem pele e peixes assados ​​no forno ou assados.

– Em geral, evite alimentos fritos ou processados ​​com alto teor de gordura ou açúcar.

Aproveite a sua comida e evite comer demais comendo devagar.

– Sua saúde é melhor que seu amor por Kunafa. Evite comer muitos doces e limite a ingestão de gordura e sal, pois os doces que as pessoas costumam comer durante o Ramadã contêm grandes quantidades de xarope de açúcar.

– É melhor comer frutas congeladas que contenham água para doçura, como melancia, melão ou frutas da estação, como pêssegos ou nectarinas (pêssegos macios).

Uma pessoa deve limitar o consumo de alimentos gordurosos, especialmente carnes com alto teor de gordura, e alimentos feitos de bolinhos fritos ou panquecas com adição de gordura – margarina ou manteiga.

Em vez de fritar, é preferível utilizar outros métodos de cozedura, como cozinhar a vapor, cozinhar com molho, refogar com um pouco de azeite ou cozinhar no forno.

– Reduza a ingestão de sal. Evite alimentos ricos em sal, como salsichas, carnes processadas e salgadas e produtos de peixe, azeitonas, picles, fast food, queijos salgados, vários tipos de biscoitos prontos, saladas, pastas e molhos (como maionese). mostarda e ketchup).

– No preparo dos alimentos é melhor limitar ao máximo o uso de sal e é melhor não colocar saleiro na mesa de jantar. Várias ervas podem ser usadas para realçar o sabor dos alimentos cozidos.

– Coma devagar na quantidade que melhor se adequa às suas necessidades. Grandes refeições podem causar azia e desconforto.

– Exercite-se regularmente durante todo o mês do Ramadã. Tente mover-se o máximo possível e seja ativo à noite. Por exemplo, você pode caminhar regularmente todos os dias.

Refeição suhoor

Sobre comer Suhoor com padrões “saudáveis”, a Organização Mundial da Saúde diz: “Não se esqueça de comer Suhoor porque Suhoor é o combustível para o seu dia. Coma um Suhoor leve todos os dias. Certos grupos como idosos, adolescentes, grávidas e lactantes mulheres e crianças que desejam quebrar o jejum são mais propensas a comer Suhoor. “Deve ser. Esta refeição deve incluir uma porção de vegetais e carboidratos, ou seja, pão – pãezinhos integrais e laticínios (queijo levemente salgado – lapnae – iogurte) ou alimentos ricos em proteínas, como ovos, exceto o acompanhamento tahine – manteiga.

Jejum para pacientes diabéticos

Em relação ao jejum em pessoas com diabetes e hipertensão, a Organização Mundial da Saúde afirma: “O jejum com diabetes pode levar a complicações em pacientes com diabetes tipo 2, incluindo níveis baixos de açúcar no sangue, níveis elevados de açúcar no sangue, desidratação e cetoacidose diabética”. .

Pessoas com diabetes tipo 1 geralmente são aconselhadas a não jejuar. Pacientes com diabetes tipo 2 ou pressão alta podem jejuar se sua condição for controlada por dieta ou medicamentos. No entanto, considerando a gravidade da doença e o nível de risco envolvido, é importante consultar um profissional de saúde para decidir se deve ou não jejuar individualmente.

* Consultor em Medicina Interna

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