Com sua vitória em Washington… Haley interrompeu “temporariamente” os ganhos abrangentes de Trump

No domingo, Nikki Haley venceu as primárias republicanas do Distrito de Columbia (Washington, DC), sua primeira vitória na campanha de 2024.

Embora o ex-presidente ainda tenha a chance de ganhar várias centenas de delegados nas corridas da Super Terça esta semana, sua vitória interrompe temporariamente a vitória de Donald Trump no voto republicano.

Apesar da derrota inicial, Haley disse que pelo menos estaria na corrida para essas partidas, embora tenha se recusado a nomear qualquer favorito que acreditasse que venceria.

Depois de perder seu estado natal, a Carolina do Sul, na semana passada, Haley foi inflexível ao afirmar que, embora Trump tenha dominado a campanha até agora, os eleitores nos seguintes locais merecem substituí-lo.

A Associated Press noticiou a vitória de Haley no domingo na capital, depois que autoridades republicanas anunciaram os resultados. Haley também ganhou 19 delegados em DC.

Washington é uma das áreas mais democráticas do país, com apenas 23 mil republicanos registados. O democrata Joe Biden venceu o distrito nas eleições gerais de 2020 com 92% dos votos.

Trump emitiu um comunicado no domingo após a vitória de Haley, parabenizando-a sarcasticamente por “ganhar” o título de “Rainha do Pântano” de lobistas e pessoas de dentro da capital que querem proteger a posição perdedora.

Na sexta-feira, Haley organizou uma grande marcha em Washington, D.C., antes da Carolina do Norte e vários outros estados realizarem eleições primárias na Superterça.

“Quem disser que não há republicanos em DC, que assim seja”, brincou ele com mais de 100 apoiadores no saguão do hotel.

“Tentamos ter certeza de que tocamos todas as mãos que podemos e falamos com todas as pessoas”, disse Haley.

READ  Rei da Jordânia alerta sobre uma “catástrofe humanitária” em Rafah... e Biden pede trégua temporária

Ao fazer o seu habitual discurso de campanha, criticando Trump por gerir o défice federal, um participante do comício gritou: “Ele não pode ganhar as eleições gerais, está louco”. Isso levou ao endosso de Haley, que diz que pode negar a Biden um segundo mandato, mas Trump não pode.

Trump provavelmente venceu as primárias de DC durante sua tentativa de reeleição em 2020, mas há quatro anos o senador Ele terminou em terceiro, atrás de Marco Rubio e do ex-governador de Ohio, John Kasich.

A vitória de Rubio foi uma das três em uma candidatura fracassada em 2016. Outros republicanos centristas, incluindo Mitt Romney e John McCain, venceram as primárias na cidade a caminho da nomeação do Partido Republicano em 2012 e 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *